terça-feira, 13 de agosto de 2013

O povo brasileiro somos corruptos

Muito se fala dos políticos brasileiros e seus estratagemas de desvio de dinheiro público como se fossem eles somente os responsáveis pela corrupção política. Na verdade, a sociedade brasileira inteira é corrupta, do rico ao pobre, do branco ao negro, de norte a sul, nossa sociedade está acostumada a esse estilo de vida, já é algo enraizado na cultura do povo brasileiro. A corrupção à brasileira foi eufemisticamente chamada de "jeitinho brasileiro", o que a muitos evoca grande sentimento de orgulho.

A esse respeito, não há o que fazer. Como é possível pensar em mudar a cultura de um povo? Tente pensar como seria possível fazer o brasileiro deixar de se interessar por futebol ou carnaval. Esses eventos também são fortes marcas culturais brasileiras e a elas acrescento agora também a corrupção, ou, se preferir, o "jeitinho brasileiro". É possível acabar com o carnaval? É possível esquecer o futebol? Se sim, então é possível acabar com a corrupção.

A corrupção que menciono aqui é a nossa corrupção cotidiana, de sempre darmos um "jeitinho" nas coisas, para invariavelmente levarmos alguma vantagem pessoal, ou seja, quando não estamos de acordo com alguma ordem estabelecida, damos um "jeitinho", corrompemos o sistema em proveito próprio e levamos "vantagem", sempre, é claro, em prejuízo dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário